quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Separação de misturas

  
   A separação de misturas consiste em separar duas ou mais substâncias que se encontram juntas.  Existem vários processos de separação para os diferentes estados físicos e para as diferentes propriedades físicas das substâncias. Para a separação de misturas heterogéneas temos:



    • Peneiração -> Esta técnica baseia-se no tamanho das substâncias. Utiliza-se um peneiro que tem uma rede que só permite os materiais mais pequenos passarem, retendo os maiores. Só serve para materiais sólidos.

             
                                      



    •     Sublimação -> A sublimação é uma técnica de separação de duas ou mais substâncias que consiste na mudança de estado físico neste caso, do sólido para o gasoso, da mesma.


Sublimação do iodo
                                                             


    • Separação magnética -> A separação magnética é uma técnica onde são retirados de misturas, materiais magnéticos atraídos por um íman. Por exemplo, separar limalha de ferro de areia.
                                                            

 Separação magnética de limalha de ferro



    • Decantação -> Este processo baseia-se na diferença de densidades de substâncias que se encontram numa solução. Primeiro deixa-se as substâncias mais densas assentarem no fundo e de seguida, com a ajuda de uma vareta, passa se o líquido para outro recipiente.                                                    



 Decantação de areia



    • Decantação em funil -> A decantação em funil também se baseia na densidade das substâncias, neste caso líquidos. É utilizado um funil para os separar. Para começar são colocados os líquidos num funil de decantação e deixa-se a repousar, para que se formem camadas. De seguida abre-se a torneira e separa-se o líquido inferior. 



                      
    Vídeo de demonstração de decantação em funil



    • Filtração -> Na filtração é utilizado um filtro de papel, tecido, porcelana ou areia, por onde passa a solução e ficam retidas as partículas sólidas. Isto permite-nos separar um sólido e um líquido. 
                                                             
Filtração do enxofre de uma
solução de sulfato de cobre



    • Centrifugação -> A centrifugação serve para separar partículas de pequenas dimensões que estão dissolvidas numa solução, através de uma rotação a alta velocidade de uma centrifugadora que ao rodar projecta as pequenas partículas para o fundo do recipiente.
                                                             

Centrifugadora

                                                        

       Misturas homogéneas:



    • Cristalização -> A cristalização serve para obtermos uma substância sólida cristalina que se encontra dissolvida numa solução, através de uma evaporação lenta. Quanto mais tempo a evaporação demorar, maiores vão ser os cristais. 

                                 




    • Ebulição do solvente -> Este processo serve para recuperarmos um sólido dissolvido numa solução, ao aquecê-lo ocorre uma evaporação do solvente. 




    • Destilação ->  Consiste na condensação dos vapores formados pela ebulição de uma mistura. Utiliza-se esta separação em misturas onde queremos separar substâncias com diferentes pontos de ebulição. Utilizamos este processo para separar por exemplo o álcool do vinho, neste caso é a destilação simples.


                            





    • Cromatografia -> Utiliza-se esta técnica quando existem pequenas amostras e as substâncias têm diferentes capacidades de adsorção num material sólido (papel de filtro).



Cromatografia
                                           


Sem comentários:

Enviar um comentário